event

Fundacentro será palco de discussão sobre colonialismo digital no mundo do trabalho

Fundacentro será palco de discussão sobre colonialismo digital no mundo do trabalho

Informação

No dia 25 de junho de 2024, das 10h30 às 12h30, a Fundacentro receberá o sociólogo e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo – USP, Sérgio Amadeu da Silveira, que abordará "O modelo de negócio das Big Techs no âmbito do serviço público, o Colonialismo Digital e aplicação da inteligência artificial em compras públicas". 

A palestra acontecerá no auditório da Fundacentro, situado à rua Capote Valente, 710 – Pinheiros – São Paulo – SP. Para participar, basta se inscrever pelo link do Google Forms: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=CumH655i3EKL9bMuoaxZOvC8t-rp7S9Mh9XWHYzumMVUQUdYMEo0OUk3V05HMTlTQlZOUkkwQ0dDRS4u

A instituição quer discutir o impacto da adesão de instituições públicas aos modelos de negócio das Big Techs (grandes organizações de empresas de tecnologia que atuam na maior parte do globo) e como isso afeta a cidadania brasileira, tornando-a refém dos interesses de acumulação das grandes corporações tecnológicas.

Colonialismo digital

Segundo especialistas, o conceito de colonialismo digital se refere à dominação exercida por grandes empresas de tecnologia, geralmente de países desenvolvidos, sobre economias e sociedades de países em desenvolvimento. Esse tipo de colonialismo se manifesta por meio do controle de dados, infraestruturas digitais, plataformas de trabalho e mercados digitais.

A palestra também será transmitida pelo canal do YouTube da instituição (https://www.youtube.com/live/MqxWY8KR33I). Não haverá emissão de certificado para a audiência do YouTube.