Premiação de pesquisador e troca de experiências marcam participação do IIA-LNCC no BRACIS & SBBD 2025

Oct, 09 2025

Premiação de pesquisador e troca de experiências marcam participação do IIA-LNCC no BRACIS & SBBD 2025

Pesquisadores e estudantes do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) participaram do BRACIS & SBBD 2025, um dos principais eventos científicos da América Latina nas áreas de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Bancos de Dados. O encontro reuniu, em Fortaleza (CE), representantes da academia, indústria e governo para discutir avanços e desafios da área de ciência de dados.

O pesquisador do LNCC e coordenador do Instituto de Inteligência Artificial (IIA-LNCC), Fabio Porto, foi um dos destaques do evento. Premiado como Professor Homenageado do SBBD 2025, ele proferiu a palestra convidada “Data Management Systems in the Age of Machine Learning”, em que abordou a convergência entre técnicas e tecnologias de bancos de dados e aprendizado de máquina.

Segundo Fabio, o SBBD ocupa papel estratégico na evolução da ciência de dados no país. “O SBBD é o maior evento de ciência de dados na América Latina. Ele vem da origem de banco de dados, mas evoluiu ao longo do tempo e foi se adequando às novas tecnologias e novos desafios que foram sendo apresentados nessa área. Em particular, agora estamos nessa confluência da IA e do machine learning, discutindo os impactos e o desenvolvimento de sistemas robustos e adaptáveis a essas novas condições, onde temos não só dados, mas também modelos”, afirmou.

O pesquisador também destacou a relevância do evento para o LNCC e para o fortalecimento da pesquisa nacional. “Do ponto de vista do LNCC, a participação na conferência SBBD é muito importante, na medida em que a gerência de dados está associada à soberania nacional, ao conhecimento científico e tecnológico, e à riqueza do país. [...] Num contexto que une a soberania tecnológica e científica, desenvolvendo tecnologia nacional, e ao mesmo tempo a soberania econômica, construindo produtos nacionais que podem ser aplicados na indústria e na academia”, completou.

A pesquisadora do IIA-LNCC e doutoranda do LNCC, Gabriela Moraes, também teve participação e apresentou a palestra “Gypscie-KG: Building a Logic-Based Approach for Knowledge Graph Data Integration View in ML Systems”, durante o Workshop LAGO - LLMs, Análise de Grafos e Ontologias. Gabriela destacou o caráter colaborativo do evento: “Recebi comentários sobre o avanço do meu trabalho e pude assistir a palestras de outros pesquisadores que desenvolvem pesquisa na mesma área”, contou.

O Instituto de Inteligência Artificial do LNCC também apoiou a participação de Júlia Neumann (mestrado) e Samuel Torres (doutorado), ambos do Laboratório DEXL, que apresentaram os trabalhos “Twinscie-Prov: Gerenciando a Proveniência sobre o Ciclo-de-vida de ML no Sistema Twinscie” e “Subdomain Identification Strategies for Efficient Machine Learning Models”, respectivamente. 

Para Samuel, o evento representou uma oportunidade de troca e aprendizado. “Agradeço o apoio do Instituto de IA, pois pude ter a oportunidade de estar aqui, compartilhando ideias e experiências com outros pesquisadores, usando esses momentos para enriquecer nossos trabalhos”, afirmou.

Júlia também ressaltou a importância da experiência. “Foi uma experiência muito boa e enriquecedora, porque eu estou podendo mostrar tanto a minha pesquisa sobre proveniência de dados como também ver pesquisas de outros colegas que também falam sobre proveniência”, destacou.

A presença do LNCC no BRACIS & SBBD 2025 reforça o papel da instituição na integração entre pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, consolidando sua atuação na vanguarda da Inteligência Artificial e Ciência de Dados no Brasil.

Núcleo de Comunicação do IIA-LNCC
instituto.ia@lncc.br