Pesquisa avaliativa sobre "O impacto do uso da IA Generativa no mercado de Trabalho"

O Instituto de Inteligência Artificial (IIA) do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC-MCTI) e o Global Partnership on IA (GPAI) incorporado a OCDE estão à frente de uma pesquisa inovadora que busca desvendar os impactos da Inteligência Artificial Generativa no mercado de trabalho. Com foco inicial nos segmentos de Vendas, Atendimento a Clientes, Design Gráfico/Fotografia, Jornalismo/Produção de conteúdo e Desenvolvimento de Software/Codificação.

Em um cenário de transformação digital acelerada, a IA Generativa emerge como uma tecnologia disruptiva com o potencial de remodelar profundamente as relações de trabalho. Diante desse contexto, este projeto de pesquisa aprofundada visa analisar  criticamente como a implementação da IA pode afetar tanto os trabalhadores quanto os ambientes de trabalho.

O objetivo desta iniciativa é capturar a percepção de trabalhadores e empregadores sobre o impacto da IA Generativa em suas áreas de atuação.

Uma vez que a IA pode ser utilizada como ferramenta para aprimorar as habilidades dos trabalhadores e prepará-los para as novas demandas do mercado, a pesquisa se concentra em diversas dimensões, incluindo, capacitação e adaptação da força de trabalho; melhoria na qualidade de emprego; incremento na inclusão e diversidade; implantação de práticas de educação e treinamento.

Contribua! Participe da pesquisa aqui: https://questionario.ia.dexl.lncc.br/
Pesquisa avaliativa sobre "O impacto do uso da IA Generativa no mercado de Trabalho"