Bernardo Gonçalves, Pesquisador do LNCC, Ganha Destaque na Mídia por Estudo sobre Inteligência Artificial

By LNCC

View Original Article Mar, 17 2025

Bernardo Gonçalves, Pesquisador do LNCC, Ganha Destaque na Mídia por Estudo sobre Inteligência Artificial

O Tecnologista Pleno do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), Bernardo Nunes Gonçalves, recebeu destaque com a publicação de uma matéria pela Agência Fapesp, no último dia 7 de março, intitulada “Já vivemos em um dos futuros descritos pela ficção científica, diz pesquisador”. A matéria repercute o artigo científico de autoria de Gonçalves, "Passed the Turing Test: Living in Turing Futures", publicado no periódico _Intelligent Computing_ do grupo _Science_, e foi redistribuída por veículos de comunicação como Interesse Nacional, Revista Galileu, Revista Veja, CNN Brasil, entre outros, totalizando cerca de 22 republicações até o momento.

O artigo aborda o estado da arte da inteligência artificial, com o pesquisador afirmando que as máquinas atuais podem passar no “Teste de Turing”, sendo capazes de imitar o comportamento cognitivo humano. Ele ainda ressalta a necessidade urgente de métodos mais robustos de avaliação da inteligência artificial, apontando desafios fundamentais que ainda precisam ser superados, como a sustentabilidade computacional, a equidade na distribuição de benefícios e a necessidade de avaliações mais confiáveis.

Ao refletir sobre a obra de Alan Turing, Gonçalves conclui: “Já estamos vivendo um dos ‘futuros de Turing’, no qual máquinas são capazes de imitar a cognição humana a ponto de serem indistinguíveis em certas interações. Isso não significa que a inteligência artificial tenha atingido sua plenitude. Ainda há desafios fundamentais a serem resolvidos, como a sustentabilidade computacional, a equidade na distribuição de benefícios e a necessidade de métodos mais robustos de avaliação. A visão de Turing permanece mais relevante do que nunca, não apenas como um critério técnico, mas como um ponto de partida para debates mais profundos sobre o impacto da IA na sociedade e na humanidade”.

Mais informações: https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/709152/bernardo-nunes-goncalves/

Imagem: Freepik