Grupo de trabalho do Pbia lança painel de monitoramento de ações

As informações são fornecidas pelos órgãos que participam do plano. Na próxima reunião, em janeiro, será apresentado relatório do primeiro ano da iniciativa
By MCTI

View Original Article Dec, 19 2025

Grupo de trabalho do Pbia lança painel de monitoramento de ações

Até novembro, das 54 ações estruturantes previstas no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (Pbia), 25 delas já haviam apresentado entregas e 15 sido iniciadas. Entre o que já foi executado, estão a atualização do supercomputador Santos Dummont e o edital de institutos nacionais de ciência e tecnologia. As informações sobre o andamento da iniciativa estão disponíveis no painel de monitoramento, apresentado durante a 4ª reunião do grupo de trabalho do Pbia. O encontro ocorreu na terça-feira (25), na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília (DF).

Durante o encontro, também ficou estabelecido que as reuniões serão a cada 60 dias, e não mais mensais. O próximo será em janeiro, quando serão apresentados o relatório sobre o primeiro ano do Pbia e os boletins trimestrais sobre a evolução das ações.

O grupo, responsável pelo monitoramento e acompanhamento da implementação do plano, é composto por 18 órgãos e instituições do Governo do Brasil. São eles: Casa Civil da Presidência da República; Secretaria de Comunicação Social; Ministério da Fazenda; Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ministério da Educação; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério das Relações Exteriores; Ministério da Saúde; e Ministério da Defesa. Também integram o grupo de trabalho a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); a Telecomunicações Brasileiras S.A.; a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES); a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Pbia

Lançado na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em julho de 2024, o Plano IA para o Bem de Todos — Plano Brasileiro de Inteligência Artificial — foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). O investimento previsto é de R$ 23 bilhões, a serem aplicados ao longo de quatro anos.