INRIA-BRASIL – fortalecimento do intercâmbio científico internacional

By LNCC

View Original Article Apr, 17 2024

INRIA-BRASIL – fortalecimento do intercâmbio científico internacional

O Workshop on Artificial Intelligence and Applications realizado pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC e o INRIA representou um evento de grande importância para a comunidade científica, reunindo pesquisadores brasileiros e franceses para discutir e colaborar em diversas áreas da inteligência artificial. A parceria entre as instituições permite o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre dois países com tradição em pesquisa.

O encontro realizado no LNCC proporcionou um ambiente propício para o compartilhamento de ideias, apresentação de pesquisas inovadoras e estabelecimento de parcerias entre instituições e pesquisadores. Além disso, contou com a ampla presença de especialistas de ambos os países, que enriqueceram as discussões e fomentaram o desenvolvimento de soluções criativas e aplicadas aos desafios atuais em IA em altíssimo nível.

O sucesso do workshop pode ser medido pela qualidade das apresentações e debates e pela colaboração e networking que se estabeleceram durante o evento. Essa troca de conhecimento e experiência contribui significativamente para o avanço da pesquisa em inteligência artificial e em diversas outras áreas, além de fortalecer os laços entre as comunidades científicas do Brasil e da França.

Com 173 participantes inscritos, o workshop ofereceu uma oportunidade valiosa para que pesquisadores se mantenham atualizados com as últimas tendências e desenvolvimentos em inteligência artificial e suas aplicações. Além disso, teve-se a ampla audiência de 442 pessoas assistindo aos debates ao vivo,  destacando o alcance e a importância da disseminação do conhecimento gerado durante o evento.

O Diretor do INRIA-Brasil LNCC, Fréderic Valentin,  destaca que  “o tema em inteligência artificial e suas inter-relações com modelagem computacional, ciência de dados e processamento de alto desempenho é sem dúvida   um dos maiores desafios em computação científica atualmente (área chamada de "Scientific AI"). Considero fundamental as trocas de  experiências  em Scientific AI entre os diferentes grupos de pesquisa franceses e brasileiros  durante o evento Inria-Brasil. De fato, a colaboracao entre o Inria, o LNCC e as principais Universidades brasileiras se fortaleceu, e foi estabelecido contatos importantes com representantes da indústria de alta tecnologia no Brasil. A grande presença de participantes no evento indica um futuro promissor para  tema "Scientific AI" no Brasil, sendo o programa Inria-Brasil  um dos pilares desse importante desafio científico”.

Esse interesse e engajamento são indicativos do impacto positivo do workshop não apenas na comunidade científica local, mas também em um âmbito mais amplo, demonstrando o valor da colaboração internacional e da troca de conhecimentos para impulsionar o avanço da ciência e da tecnologia.

Nas palavras do Coordenador do Dexl Lab-LNCC, Fábio Porto, “O workshop INRIA-LNCC em inteligência artificial e suas aplicações mostrou a qualidade das pesquisas na área de inteligência artificial realizadas no INRIA, LNCC e nos parceiros nacionais, tanto na academia quanto na indústria. O evento contou igualmente com a participação da coordenação de transformação digital do MCTI, que apoiou o LNCC na estruturação do recém estabelecido Instituto de IA,  apresentado durante o evento, e que  participa da iniciativa Global Partnership for AI, fundada pelo Inria e ICEMIA (CA);  salientando ainda as discussões em torno do uso de técnicas de inteligência artificial em aplicações de diversas áreas, tais como óleo e gás, mudanças climáticas e eventos extremos”.

O LNCC parabeniza o Comitê Científico, a Comissão Organizadora, os Palestrantes e todos os profissionais envolvidos na realização do evento demonstrando apreço pelo esforço conjunto para tornar o evento um sucesso.

“Esse reconhecimento não apenas celebra o trabalho realizado, mas também motiva e inspira a todos a continuarem contribuindo para o avanço da ciência e da colaboração internacional na área de inteligência artificial e diversas outras, como fonte de aprendizado, inspiração e conexões para todos os participantes, e que os frutos dessa colaboração continuem a se manifestar em futuras pesquisas e projetos”, ressalta Fábio Borges, Diretor do LNCC.