Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial revela talentos e seleciona equipe brasileira para competição internacional na China

O evento premiou 235 estudantes de 18 estados e destacou a crescente participação feminina na área de tecnologia. Quatro medalhistas representarão o Brasil na IOAI, em Pequim.

Jul, 24 2025

Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial revela talentos e seleciona equipe brasileira para competição internacional na China

A edição mais recente da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA) encerrou-se com resultados expressivos, revelando o potencial de jovens talentos brasileiros em uma das áreas mais estratégicas da atualidade. Ao todo, 235 estudantes de 18 estados foram premiados, com a distribuição de 28 medalhas de ouro, 57 de prata, 92 de bronze e 58 menções honrosas

Um dos destaques desta edição foi a participação feminina, responsável por 27% das premiações, reforçando a importância da diversidade e da inclusão no setor tecnológico.

Organizada pelo Instituto de Inteligência Artificial (IIA/LNCC), EDUSPACE e H2IA/UFPel, a olimpíada mobilizou escolas de todo o país, incentivando o ensino de IA desde a educação básica. “A ONIA é resultado de um esforço coletivo entre instituições comprometidas com a educação, a ciência e a inclusão tecnológica. Ver tantos jovens engajados em inteligência artificial, muitos deles ainda no ensino básico, mostra que estamos fortalecendo desde cedo um ecossistema de inovação sólido e diverso. O IIA tem muito orgulho de integrar essa construção,” afirmou Gabriela Moraes, pesquisadora do IIA à frente das ações de colaboração na realização da ONIA.

Além de reconhecer os melhores desempenhos, a competição também serviu como seletiva para a Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que ocorrerá em agosto de 2025, em Pequim, na China.

Os embaixadores do Brasil na IOAI 2025:

🇧🇷 Ícaro Silva da Rosa Linck Fróes – Canoas (RS)
🇧🇷 Miguel Cyrineu Vale – Campinas (SP)
🇧🇷 Samuel Mobilia Mota – Douradina (PR)
🇧🇷 Gabriel Neves Siqueira – São Paulo (SP)

“A participação dos estudantes brasileiros na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial é uma experiência transformadora que fortalece sua formação técnica e cidadã, consagrando-os como referências inspiradoras para toda uma nova geração. Ao representarem o país em um dos mais relevantes palcos do conhecimento global, esses jovens posicionam o Brasil de forma estratégica no mapa mundial da inovação em IA, evidenciando o potencial da educação brasileira quando voltadas à valorização do talento e da ciência”, afirmou, o professor Richard Lucht, da EDUSPACE

Mais do que premiar desempenhos de destaque, a ONIA valorizou o esforço coletivo: todos os participantes e professores receberam certificados digitais, e as medalhas físicas serão enviadas aos vencedores, graças ao apoio de patrocinadores.

Com uma edição de sucesso, a ONIA consolida-se como uma das principais plataformas de incentivo à inteligência artificial no Brasil, abrindo portas para um futuro mais tecnológico, diverso e inclusivo.

Próxima parada: Pequim!

Instituto de Inteligência Artificial
instituto.ia@lncc.br