ONIA: Estudantes surpreendem pela qualidade técnica e engajamento na olimpíada que começou com mais de 716 mil inscritos

Jul, 02 2025

ONIA: Estudantes surpreendem pela qualidade técnica e engajamento na olimpíada que começou com mais de 716 mil inscritos

A edição deste ano da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA) revelou o potencial dos jovens brasileiros em uma das áreas mais desafiadoras da tecnologia atual. Com um processo seletivo que começou com mais de 716 mil estudantes de todo o país, a competição chegou aos 28 melhores alunos, que impressionaram pela qualidade, engajamento e capacidade de aprendizagem em Inteligência Artificial (IA). A avaliação da organização, formada pelo Instituto de Inteligência Artificial (IIA/LNCC), em parceria com a EDUSPACE e a H2IA/UFPel, foi extremamente positiva, destacando não apenas o conhecimento técnico dos participantes, mas também seu raciocínio lógico, habilidades de resolução de problemas e entusiasmo pelo tema.

O sucesso da ONIA 2025 foi impulsionado por uma grande mobilização nacional, com escolas, secretarias de educação e redes sociais trabalhando juntas para incentivar a participação. Dois estados se destacaram nesse esforço: o Paraná, onde as Secretarias de IA e Inovação e da Educação atuaram em conjunto, e o Piauí, que também promoveu a competição por meio de uma articulação entre sua Secretaria de IA e a Secretaria de Educação. Essas iniciativas foram fundamentais para levar o desafio a estudantes de diferentes regiões, inclusive em áreas com menos acesso a recursos tecnológicos.

A classificação para a grande final da ONIA representa muito mais do que uma medalha. É uma conquista que demonstra a preparação para atuar nas áreas de maior demanda no mundo atual, desenvolvendo competências como pensamento computacional, raciocínio lógico e inovação. “Agora eles sabem que são capazes de aprender e, quem sabe, não só transformar o mundo com tecnologia, mas servirem de exemplo e modelo para outros tantos jovens brasileiros. Para nós, essa é, sem dúvida, a maior vitória.”, registra o Prof. Richard Lucht, da EDUSPAC e integrante da comissão organizadora da ONIA.

Ao longo de todas as fases da Olimpíada, certificados digitais foram emitidos para todos os participantes, reconhecendo também o trabalho fundamental dos professores que acompanharam e incentivaram seus alunos durante a jornada. “Graças ao apoio de patrocinadores, temos o privilégio de oferecer, além dos certificados, medalhas físicas que serão enviadas aos estudantes como forma de materializar esse reconhecimento”, comenta Gabriela Moares, que faz parte da comissão organizadora da ONIA, pelo IIA-LNCC.

Um resultado como este se torna um verdadeiro embrião de transformação, com grande poder multiplicador, capaz de inspirar outros alunos, motivar comunidades e transformar completamente os ambientes escolares.

Instituto de Inteligência Artificial
instituto.ia@lncc.br