Supercomputador Santos Dumont apoiará hackathon de IA para a saúde pública
View Original Article Sep, 18 2025

O Instituto de Inteligência Artificial do Laboratório Nacional de Computação Científica (IIA-LNCC) é um dos apoiadores do Hackathon de Inteligência Artificial (HKIA2025), que acontece de 10 a 12 de outubro. Por meio de uma interlocução do Instituto, o evento contará com o uso do supercomputador Santos Dumont - o mais poderoso da América Latina, disponível à comunidade científica - para fornecer capacidade computacional de alto desempenho aos participantes no desenvolvimento de soluções inovadoras para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa, promovida pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ e pelo Cietec (Incubadora da USP), tem como objetivo mobilizar tecnologia e inovação para enfrentar alguns dos principais desafios do sistema público de saúde brasileiro. Um dos focos específicos será a exploração do Data Lake de dados de saúde do Rio de Janeiro, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, que está desenvolvendo um novo sistema de regulação. As soluções poderão utilizar esse vasto conjunto de dados para melhorar a previsão de demandas, a alocação inteligente de recursos e a priorização de serviços, utilizando frameworks avançados da NVIDIA disponíveis na infraestrutura do Santos Dumont.
“Colocar o poder computacional do Santos Dumont à disposição desta iniciativa por meio do IIA-LNCC reforça nosso compromisso de fomentar a inovação em saúde pública. É missão do Instituto conectar a inteligência artificial de alto nível às demandas sociais mais prementes, e o HKIA2025 materializa exatamente esse objetivo”, destacou Bruno Menezes, pesquisador do IIA-LNCC e responsável pela articulação com a organização do evento.
Do ponto de vista operacional, a parceria tem uma importância que vai além da capacidade de processamento. Como explicou Marcos Chaves Martins, Head da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, “a importância da disponibilidade da infraestrutura do Santos Dumont é para que os participantes tenham total liberdade criativa e autonomia no Hackathon. [...] tem uma vocação de formação de talentos aqui. [...] Isso no fundo é uma perspectiva de formação de talentos, de formação profissional”.
Assim, o supercomputador cumprirá um propósito duplo: a base para o desenvolvimento de modelos complexos de IA que exigem alto desempenho e, simultaneamente, o laboratório onde uma nova geração ganhará experiência prática com computação de alto desempenho (HPC), uma skillset crucial e rara no mercado.
As soluções desenvolvidas durante o hackathon serão disponibilizadas em código aberto, sob licença Linux, permitindo que instituições públicas e privadas de todo o país aproveitem e ampliem os resultados, fortalecendo o ecossistema nacional de inovação em saúde.
A iniciativa, que é patrocinada pela Visagio, Fiocruz, FAPERJ e Reditus, irá premiar com R$ 4 mil cada e US$ 10 mil em créditos da AWS (Amazon Web Services) as cinco melhores propostas. Antes da competição, os inscritos terão acesso a conteúdos exclusivos, como trilhas de estudo, guias práticos e webinars, desenvolvidos em parceria com instituições de ponta, incluindo Nvidia, AWS e o próprio LNCC.
Saiba mais em: https://www.hackathon-ia.coppe.ufrj.br/
Núcleo de Comunicação do IIA-LNCC instituto.ia@lncc.br